CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DCTA sedia reunião de projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação

Evento contou com a participação de autoridades do Ministério da Defesa e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como das Forças Singulares
Publicada em: 25/08/2023 12:30
Imprimir
Fonte: DCTA,Ten Alessandra Borges e Ten Carolina Redlich
Edição: Agência Força Aérea

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP), sediou a 21ª Reunião de Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação de Interesse da Defesa (REPID), organizada pelo Ministério da Defesa (MD). A reunião ocorreu entre os dias 15 e 17/08 e teve como objetivo avaliar o desenvolvimento dos projetos de interesse da Defesa em andamento nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação do Ministério da Defesa (ICTMD), além de apreciar as propostas de novos projetos estratégicos.

O encontro, que também teve como propósito analisar o andamento das deliberações decorrentes da REPID anterior, contou com a participação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI) e das Forças Armadas.

Na oportunidade, estiveram presentes o Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar, o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, General de Exército Achilles Furlan Neto e o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, além de outros Oficiais-Generais das Forças Armadas e autoridades civis.

O Diretor-Geral do DCTA falou sobre a importância do evento. “Ao recebermos a 21º REPID, temos a oportunidade de interagir com a Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro naqueles projetos de interesse tanto das Forças quanto da Defesa. Com isso, caminhamos, cada vez mais, para incrementar a Ciência e Tecnologia dentro das nossas Forças e isso replica para o nosso país. Além disso, promovemos o fomento dos recursos adequados para a criação da sinergia necessária para o fortalecimento dos setores estratégicos para a Defesa Nacional – o nuclear, o cibernético e o espacial, o que contribui, de maneira inegável, para o desenvolvimento e a soberania do nosso país”, disse o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

O Secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, Major-Brigadeiro do Ar Rui Chagas Mesquita, destacou que a REPID deste ano teve como foco principal o aperfeiçoamento da Governança de Projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação. “Buscamos que a gestão dos projetos tenha como princípio norteador uma clara e inequívoca entrega à sociedade. Esse resultado esperado deve ser traduzido na obtenção de novas capacidades militares e, ainda mais, no fortalecimento da Base Industrial de Defesa [BID]”, frisou o Oficial-General.

Segundo o Chefe do Escritório Corporativo de Gerenciamento de Projetos do DCTA, Coronel Aviador Manuel Antônio de La Sagra Fagundes Pérez, participar desta reunião é uma chance singular de trocar lições aprendidas entre as ICTMD. “A REPID busca contribuir para novas iniciativas interoperáveis e integradoras da área de Ciência, Tecnologia e Inovação das Forças Armadas e do MD, principalmente buscando caminhos para que o conhecimento científico possa gerar processos de inovação e produtos de Defesa para as Forças Armadas e para a nossa Base Industrial de Defesa, fomentando o desenvolvimento científico-tecnológico e, por consequência, o desenvolvimento sustentável de nosso país”, concluiu o Oficial.

Sobre a REPID

A REPID ocorre anualmente sob a coordenação do DECTI e da SEPROD, departamentos do Ministério da Defesa (MD). O evento é realizado em rodízio pelas três Forças e a próxima edição será sediada na Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, em São Paulo, em julho de 2024.

Fotos: Sargento Frutuoso / IAE